Mais um dia de Pesca

Saí mais um dia para o mar, acompanhei um dia de pesca da embarcação "Iasalde", com o intuito de ver e fotografar aves marinhas. O dia foi dedicado à pesca de currico (pesca de cana com isco vivo em que o barco se mantem em andamento) a fim de capturar o peixe "Bonito".


O Bonito não quis nada conosco, fomos então iscar Bicudas para um local já conhecido pelos pescadores pela quantidade de peixes ali existentes. Fizemos então uma excelente pescaria em que apanhamos mais de vinte exemplares.


Tive a sorte de assistir a um dos grandes problemas das aves marinhas. Sentem-se atraídas pelo alimento fácil disponibilizado pelos pescadores. Tal como podem ver na imagem o Cagarro rouba o isco que está preso a um fio, que por sua vez, tem um anzol na ponta.


Milhares de aves morrem todos os anos, com anzóis espetados nas gargantas e estômagos. A esta captura acidental os biólogos chamam de "by-catch". Os sistemas de protecção para que a captura não aconteça são demasiado caros e as embarcações não os compram.
Felizmente desta vez correu tudo bem, a ave roubou o Chicharro e não ficou presa!

Sem comentários: